top of page
LogoAcesso-cabecalho.png

Como tornar a sua carreira mais inteligente? - parte 1

  • Foto do escritor: Daniela Gutierrez
    Daniela Gutierrez
  • 12 de mar. de 2019
  • 2 min de leitura

Muito se ouve falar sobre o desaparecimento de certas profissões e sobre outras que ainda não surgiram. Mas afinal, o que será Carreira no futuro?

Há alguns anos me especializei em Consultoria de Carreira na FIA/USP e assumi o conceito de Carreira Inteligente (Michael Arthur) como uma bússola eficaz para me guiar em tempos de mundo VUCA (Volátil, Incerto, Complexo e Ambíguo) e ajudar a entender o que está por vir. Vou compartilhar com vocês do que se trata esse conceito nos próximos três artigos que postarei essa semana. O conceito de Carrreira Inteligente é composto por: 1) Khowing Why - Saber quem você é 2) Knowing Whom - Rede de relacionamento 3) Knowing How - Saber o que você faz de melhor

Nesse artigo, farei 3 perguntas norteadoras e a partir daí, você poderá se planejar para construir respostas satisfatórias para cada uma delas, tornando a sua Carreira mais inteligente.

Vale dizer que a chave do sucesso está no alinhamento e na coerência das respostas. Vamos começar? QUEM É VOCÊ E POR QUE VOCÊ TRABALHA? Essa é uma pergunta simples e difícil ao mesmo tempo.

Ela está ligada a reflexão de algumas questões anteriores, como: Quais são os seus valores? O que assumiu como propósito de vida? O que te traz mais satisfação e não tem nada a ver com dinheiro?

Respostas como essas dizem respeito a um TEMA chamado Autoconhecimento. Quem não souber descrever com fluência a si mesmo e o que faz de melhor com fluidez e domínio, tende a encontrar muitas dificuldades para: - agarrar oportunidades na vida pessoal e profissional; - vender suas ideias e trazer pessoas aliadas para seus projetos; - fazer mudanças que tragam mais satisfação para sua vida.

Afinal, se conhecer, antes de mais nada é saber o que se quer e o porquê se quer.

Complicado? Mais do que respostas, são as boas perguntas que o farão acessar a sua essência, trazendo à tona quem você e proporcionando a construção de um caminho para chegar na sua melhor versão. Para facilitar, vou propor um exercício/desafio de autoconhecimento que uso nos meus atendimentos individuais de mentoring com foco em performance. Invista alguns minutos, pare e reflita sobre essas duas perguntas:

Para que serve o trabalho na vida?


Por que eu trabalho no que faço hoje?

Depois de descobrir as respostas, é hora de correlacioná-las.

O alinhamento trará fortes indícios do quanto, na maior parte do tempo, você se sente satisfeito, pleno e alegre com as pequenas coisas do cotidiano. E o contrário também é verdadeiro. Quanto mais desalinhado, mais conflitos internos e menos alegria.

O hiato entre o seu sentido do que é trabalho e o que você faz hoje traz a sensação de que está desperdiçando tempo e causando um stress improdutivo.

No próximo artigo, entenderemos a razão da segunda pergunta poderosa que compõem o conceito da carreira inteligente: O COMO VOCÊ TRABALHA.

Anote aqui nos comentários quais foram os seu insights na primeira parte do artigo.

ree


 
 
 

Comentários


bottom of page