Mentoring: vivendo os dois “lados da moeda”
- Daniela Gutierrez

- 12 de jun. de 2019
- 2 min de leitura

Em 2019 eu contratei um processo de mentoring para mim.
Acho muito importante quando prestamos algum tipo de serviço ligado a desenvolvimento, também provar “o gosto” do “outro lado do balcão”.
Tive uma surpresa muito positiva, afinal, escolher um mentor é um desafio e tanto.
Eu costumo dizer para os meus clientes, que a figura de um mentor na carreira pode ser decisiva, principalmente, no quesito Tomada de decisão. Pois bem, esse foi o critério que eu usei para contratar a empresa Plann Hub especializada em marketing e branding.
Eu que já fui mentora de várias pessoas com foco em desenvolvimento, transição de carreira, agora estava no papel de mentorada.
Digo à vocês, que foi uma experiência muito importante, foram 8 sessões que me ajudaram a me posicionar como marca nas redes sociais e me encorajou a me expor para o mundo de forma profissional e com profundidade.
Tendo vivido o papel de mentor e mentorada, reitero o que eu falo para os meus clientes sobre as qualidades que devem ser levadas em conta na escolha de um mentor:
- Alguém experiente no ramo ou assunto que você precisa
- Que tenha bom-humor e não tenha “complexo de guru”
- Alguém que encoraje você a ser você mesmo e some ideias e reflexões para que você se torne a sua melhor versão.
-Olhe para você agora. Reserve cinco minutos para essa reflexão e responda. Onde me encontro? -Onde trabalho? -Quais são as atividades-chave que realizo hoje? -Qual é a parte do ambiente da empresa que estou que faz parte da minha satisfação? -Com que tipo de pessoas eu me relaciono na maior parte do dia, como posso fazer com que se tornem mais parceiras? -O quanto eu me sinto aprendendo na maior parte do meu tempo, está sendo útil para os meus planos futuros? -O que eu tenho feito além do meu trabalho?
Respondeu? E que tipo de insights você tira das suas respostas?
Muito Difícil?
E se você tivesse a chance de ter alguém te orientando e ajudando você a refletir sobre cada uma delas?
Auxiliando você a compreender o porquê das suas escolhas e te impulsionado para que você se torne ainda melhor do que é hoje?
Essa é a função do mentor de carreira.
Ele vai ajudar você a pensar sobre o futuro sem dar respostas prontas, mas dizendo, sobretudo, histórias de sucesso e insucesso que ajudarão você a pensar sobre você, sua vida e as suas escolhas.
Nos processos de Mentoring da Acesso Desenvolvimento, eu divido em duas partes:
Primeiro faço reuniões com foco em Autoconhecimento: mapeamento comportamental, reconhecimento de valores pessoais, fit cultural e talentos inatos.
Na segunda parte: habilidades e parcerias que devem ser priorizadas para ajudar você a atingir seus objetivos.
Priorize seu tempo para que você seja priorizado!
Patricia Carneiro é estrategista de marcas e negócios para empresas e pessoas. Sócia da Plann Inteligência, Estratégia e Branding em POA.
Realiza Mentorias de branding na prática para empreendedores
Daniela é designer de learning experience, consultora de carreira e fundadora da Acesso Development Center desse 2009.
Realiza mentoring para líderes e empreendedores de negócios e de suas próprias carreiras.




Comentários