Como tornar a sua carreira mais inteligente? - parte 3
- Daniela Gutierrez

- 12 de mar. de 2019
- 2 min de leitura
Nos artigos anteriores, falamos sobre o poder de você saber quem é e aquilo o que realmente quer para a sua vida. Também falamos sobre o impacto de usar nossos pontos fortes para obtermos mais resultados com menos stress e maximizarmos nosso estado de alegria ao longo da vida.
Agora é hora de explorarmos sobre o terceiro pilar da Carreira Inteligente: COM QUEM VOCÊ TRABALHA (Knowing Whom).
Sua rede de relacionamentos (tanto interna quanto externa a empresa) é tão importante para o seu desempenho quanto os dois pilares anteriores.
Em quase duas décadas trabalhando com desenvolvimento humano, conheci diversos casos no qual a cultura da empresa atraía um perfil de pessoas muito diferentes entre si e isso trazia dificuldades de engajamento.
Outro ponto significativo é a incompatibilidade entre seus valores e os valores organizacionais. Quando isso acontece, os meus clientes usam frequentemente uma expressão bem conhecida: me sinto a maior parte do tempo como um “peixe fora d´água”.
Eles costumam descrever um sentimento diário de angústia para sair para o trabalho e não ver a hora de encerrar o expediente para voltar para casa.
Alguns entram num circulo perigoso de vícios e atacam a comida, álcool ou começam a tomar remédios para ansiedade ou indutores do sono.
Então é hora de refletir: Como andam as suas relações interpessoais?
Você sempre almoça com as mesmas pessoas ou cava espaço na agenda para diversificar o contato com outras áreas?
Mesmo que você seja tímido, é recomendável que você participe de pelo menos 25% dos eventos e happy hours da sua área.
Lembre-se que a tolerância e a empatia são atributos essenciais para o bom relacionamento.
Não existem pessoas que fazem coisas importantes sozinhas, nós sempre precisaremos de outras para serem parceiras e aliadas rumo ao sucesso.
Fazer conexões leva você à voos mais altos: uma pessoa te leva até outra e assim vai.
Agora, respondendo à pergunta da primeira parte desse artigo: O que é Carreira no futuro?
Arriscaria dizer que será cada vez mais composta por experiências consistentes que você possa relatar com orgulho para quem te pergunta.
Seu portfólio de serviços e soluções deverá conter passagens que dizem respeito a resultados alcançados com êxito, erros que você cometeu e as lições que aprendeu para dar seu próximo passo nessa maratona que estará presente na sua vida a longo prazo.





Comentários